Primeiro Período
(Este projeto foi executado no més de Junho)
Duração:
10 dias
JUSTIFICATIVA:
Estamos no mês de
Junho, onde se comemoram as Festas Juninas. Ensaiar quadrilha, danças e comidas
típicas, enfeitar a escola... O que fica disso para as crianças? A Festa Junina é
uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares,
pois constitui uma temática rica, onde pode ser explorados diversos tipos de linguagens. Dentro desse universo a
saúde bucal deve ter um espaço reservado, pois nesses festejos a um grande
consumo de doces.
Objetivo
geral:
O
objetivo principal desse projeto é enriquecer o conhecimento das crianças
quanto aos costumes das festas juninas através de atividades lúdicas e
prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e
ampliação dos seus conhecimentos através de atividades diversificadas,
brincadeiras e apresentações características à festa junina e através do momento festivo propor às crianças hábitos de higiene bucal depois das
principais refeições do dia. Estimulando-lhes o
interesse em manter a dentição e a boca saudáveis tendo em vista a importância da escovação para uma saúde bucal
perfeita.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Conhecer e valorizar as características das
festas juninas.
·
Admirar e respeitar o trabalho do homem
do campo.
·
Desenvolver e ampliar a linguagem oral e
escrita.
·
Estimular a criatividade, imaginação e
expressão corporal.
·
Incentivar o gosto pela culinária junina.
·
Estimular os alunos a praticarem bons
hábitos de higiene bucal individual e escovação dentária diária.
METODOLOGIA:
·
Rodinha de conversa
·
História, interpretação oral
·
Caixa surpresa
·
Fantoches com teatro sobre higiene bucal
·
Mural de rótulo
·
Músicas caipira: forró
·
Danças
·
Comidas típicas
·
Fazer um forró com apresentação de
comidas típicas
·
Recortes, colagem e modelagem.
·
Alfabeto móvel e desenho livre
·
Confeccionar cartazes sobre a diferença
meio rural e urbano.
·
Atividades xerografadas.
CONTEÚDOS:
Linguagem
oral leitura e escrita
·
História
·
Músicas
·
Roda de conversa
·
Escrita do nome
·
Identificar as letras S, P, B, J, F,
D e C.
Matemática
·
Cores
·
Formas
·
Número e quantidade
·
Percepção visual (sombras)
Natureza
·
Campo e cidade
·
Higiene bucal em “cuidado com os dentes em
tempos de festa”;
·
Cárie;
·
Alimentação saudável;
Identidade
e autonomia:
·
Higiene bucal
·
Alimentação ( boas maneiras);
·
Brincar
·
Socialização;
Sociedade:
·
Data comemorativa: Festa Junina.
·
Os cuidados com fogos de artifícios;
·
Diferença entre o estilo de vida do morador do campo e da cidade;
Artes:
·
Linguagem visual
·
Confeccionar trabalhinhos sobre Festa
Junina
·
Música
·
Pinturas
·
Encenações, danças, ornamentação da
escola, confecção de bandeirinhas, convites, barraquinhas;
·
Histórias informativas envolvendo
fantoches ( família bucal);
·
Música
e Movimento:
·
Cantigas populares;
·
Músicas
juninas;
·
Danças
típicas;
·
Representações
musicais;
RECURSOS
DIDÁTICOS:
·
Fantoches
·
Tinta
·
Papel diversificado
·
Projetor de imagens
·
Som
·
CD, DVD e pen drive
·
Livros
·
Folhas xerografadas
·
Gravuras
·
Revistas
·
Livros
·
Cola
·
Tesoura
·
Rótulos
·
Palestra
AVALIAÇÃO:
·
A avaliação será feita de forma
contínua, valorizando a aprendizagem do aluno, a participação oral, a
organização, o interesse no desempenho das atividades.
Culminância:
Realização de uma palestra com um profissional da área da saúde sobre
higiene bucal e realização de uma festa na
Escola Municipal Pequeno Príncipe com apresentações, barraquinhas,
pescarias e etc
Professores:
ü Rosemeire
ü Magna
ü Edilaine
ü Danyela
ü Rita
EEB: Viviane
N. Gonçalves