Conteúdos a
serem trabalhados durante todo o ano letivo:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
Oralidade
1.   Expressão de
desejos, necessidades, opiniões, etc.;
2.   Relato de
experiências vividas;
3.   Elaboração
de perguntas;
4.   Reconto de
histórias.
Leitura
1.  
Reconhecimento do nome; 
2.  
Valorização da leitura como fonte
de prazer; 
3.  
Participação na leitura (feita
pela professora); 
4.  
Observação e Manuseio de
materiais impressos (livros, revistas, etc.); 
5.  
Participação em situações de
leitura, mesmo que esta não seja feita de maneira convencional. 
Escrita
1.  
Escrita do próprio nome 
2.  
Produção de textos individuais e
coletivos; 
3.  
Diferencia letras de números; 
4.  
Diferencia o desenho da escrita. 
MATEMÁTICA
Números e
Sistemas de Numeração
1.  
Identificação dos Números; 
2.  
Contagem oral; 
3.  
Noções simples de cálculo mental; 
4.  
Resolução de problemas; 
5.  
Identificação de quantidades
(oral e escrita numérica). 
6.  
Ordem numérica (sucessor e
antecessor); 
7.  
Relação número X quantidade. 
Grandezas e Medidas
1.  
Noções de altura (alto X baixo),
largura (largo X fino), comprimento (comprido X curto), tamanho (grande X
pequeno), peso (pesado X leve), volume (cheio X vazio), distância (longe X
perto), e tempo (rápido X devagar);
2.  
Experiências com dinheiro (sistema
monetário); 
3.  
Marcação do tempo por meio de
calendários. 
Espaço e
Forma
1.  
Identificação de figuras
geométricas;
2.  
Representação espacial (posição
de pessoas e objetos: dentro X fora; em cima X em baixo; esquerdo X
direito; frente X atrás X ao lado, etc.); 
3.  
Identificação de pontos de
referência para deslocar-se e situar-se no espaço. 
NATUREZA E
SOCIEDADE
Sociedade
1.  
Grupos sociais: família,
comunidade, etc. (modo de ser, viver e trabalhar); 
2.  
Conhecimento das tradições e
expressões culturais de alguns grupos sociais; 
3.  
Valorização do Patrimônio
Cultural; 
4.  
Identificação dos papéis sociais
de cada indivíduo. 
Lugares e
suas Paisagens
1.  
Observação e identificação das
diferentes paisagens (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas,
mar, montanhas, açudes, etc.);
2.  
Identificação das mudanças na
paisagem ao longo do tempo; 
3.  
Valorização de atitudes de
manutenção e preservação da natureza. 
Objetos e
Processos de Transformação
1.  
Confecção de objetos; 
2.  
Identificação das características
dos objetos; 
3.  
Cuidados no uso de objetos do
cotidiano (conservação, segurança e prevenção de acidentes). 
Seres Vivos
1.  
Conhecimento de diferentes
espécies de seres vivos (características e necessidades); 
2.  
Cuidados com o corpo e prevenção
de acidentes; 
3.  
Valorização de atitudes
relacionadas à saúde; 
4.  
Preservação da vida e do meio
ambiente. 
Fenômenos da
Natureza
1.  
Observação e pesquisa sobre a
ação da luz, calor, som, força e movimento; 
2.  
Relação entre os fenômenos da
natureza e os grupos sociais. 
MOVIMENTO
Expressão Corporal
1.  
Expressão corporal por meio da
dança, brincadeiras, etc.;
2.  
Conhecimento das diferentes
modalidades de dança; 
3.  
Utilização da linguagem teatral; 
4.  
Percepção de sensações, limites,
potencialidades, sinais vitais e integridade do corpo. 
Equilíbrio e
Coordenação
1.  
Participação em brincadeiras que
envolvem correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc.; 
2.  
Noções de força, velocidade,
resistência e flexibilidade; 
3.  
Manipulação de objetos para
aperfeiçoamento das habilidades manuais. 
FORMAÇÃO
PESSOAL E SOCIAL
1.  
Limpeza e aparência pessoal; 
2.  
Diálogo como forma de lidar com
conflitos; 
3.  
Cooperação, solidariedade e ajuda
mútua; 
4.  
Iniciativa na resolução de
problemas; 
5.  
Regras de convívio social; 
6.  
Cuidados com materiais de uso
pessoal e coletivo; 
7.  
Respeito às diferenças (gênero,
raça, etc.); 
8.  
Respeito e valorização .
EEB : Viviane Dias N.Gonçalves 
 
