Conteúdos a
serem trabalhados durante todo o ano letivo:
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
Oralidade
1. Expressão de
desejos, necessidades, opiniões, etc.;
2. Relato de
experiências vividas;
3. Elaboração
de perguntas;
4. Reconto de
histórias.
Leitura
1.
Reconhecimento do nome;
2.
Valorização da leitura como fonte
de prazer;
3.
Participação na leitura (feita
pela professora);
4.
Observação e Manuseio de
materiais impressos (livros, revistas, etc.);
5.
Participação em situações de
leitura, mesmo que esta não seja feita de maneira convencional.
Escrita
1.
Escrita do próprio nome
2.
Produção de textos individuais e
coletivos;
3.
Diferencia letras de números;
4.
Diferencia o desenho da escrita.
MATEMÁTICA
Números e
Sistemas de Numeração
1.
Identificação dos Números;
2.
Contagem oral;
3.
Noções simples de cálculo mental;
4.
Resolução de problemas;
5.
Identificação de quantidades
(oral e escrita numérica).
6.
Ordem numérica (sucessor e
antecessor);
7.
Relação número X quantidade.
Grandezas e Medidas
1.
Noções de altura (alto X baixo),
largura (largo X fino), comprimento (comprido X curto), tamanho (grande X
pequeno), peso (pesado X leve), volume (cheio X vazio), distância (longe X
perto), e tempo (rápido X devagar);
2.
Experiências com dinheiro (sistema
monetário);
3.
Marcação do tempo por meio de
calendários.
Espaço e
Forma
1.
Identificação de figuras
geométricas;
2.
Representação espacial (posição
de pessoas e objetos: dentro X fora; em cima X em baixo; esquerdo X
direito; frente X atrás X ao lado, etc.);
3.
Identificação de pontos de
referência para deslocar-se e situar-se no espaço.
NATUREZA E
SOCIEDADE
Sociedade
1.
Grupos sociais: família,
comunidade, etc. (modo de ser, viver e trabalhar);
2.
Conhecimento das tradições e
expressões culturais de alguns grupos sociais;
3.
Valorização do Patrimônio
Cultural;
4.
Identificação dos papéis sociais
de cada indivíduo.
Lugares e
suas Paisagens
1.
Observação e identificação das
diferentes paisagens (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas,
mar, montanhas, açudes, etc.);
2.
Identificação das mudanças na
paisagem ao longo do tempo;
3.
Valorização de atitudes de
manutenção e preservação da natureza.
Objetos e
Processos de Transformação
1.
Confecção de objetos;
2.
Identificação das características
dos objetos;
3.
Cuidados no uso de objetos do
cotidiano (conservação, segurança e prevenção de acidentes).
Seres Vivos
1.
Conhecimento de diferentes
espécies de seres vivos (características e necessidades);
2.
Cuidados com o corpo e prevenção
de acidentes;
3.
Valorização de atitudes
relacionadas à saúde;
4.
Preservação da vida e do meio
ambiente.
Fenômenos da
Natureza
1.
Observação e pesquisa sobre a
ação da luz, calor, som, força e movimento;
2.
Relação entre os fenômenos da
natureza e os grupos sociais.
MOVIMENTO
Expressão Corporal
1.
Expressão corporal por meio da
dança, brincadeiras, etc.;
2.
Conhecimento das diferentes
modalidades de dança;
3.
Utilização da linguagem teatral;
4.
Percepção de sensações, limites,
potencialidades, sinais vitais e integridade do corpo.
Equilíbrio e
Coordenação
1.
Participação em brincadeiras que
envolvem correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc.;
2.
Noções de força, velocidade,
resistência e flexibilidade;
3.
Manipulação de objetos para
aperfeiçoamento das habilidades manuais.
FORMAÇÃO
PESSOAL E SOCIAL
1.
Limpeza e aparência pessoal;
2.
Diálogo como forma de lidar com
conflitos;
3.
Cooperação, solidariedade e ajuda
mútua;
4.
Iniciativa na resolução de
problemas;
5.
Regras de convívio social;
6.
Cuidados com materiais de uso
pessoal e coletivo;
7.
Respeito às diferenças (gênero,
raça, etc.);
8.
Respeito e valorização .
EEB : Viviane Dias N.Gonçalves