terça-feira, 13 de novembro de 2012

Orientações Ed. Infantil - Grupo 4 E 5



Conteúdos a serem trabalhados durante todo o ano letivo:


LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


Oralidade

1.   Expressão de desejos, necessidades, opiniões, etc.;
2.   Relato de experiências vividas;
3.   Elaboração de perguntas;
4.   Reconto de histórias.

Leitura
1.   Reconhecimento do nome;
2.   Valorização da leitura como fonte de prazer;
3.   Participação na leitura (feita pela professora);
4.   Observação e Manuseio de materiais impressos (livros, revistas, etc.);
5.   Participação em situações de leitura, mesmo que esta não seja feita de maneira convencional.


Escrita
1.   Escrita do próprio nome
2.   Produção de textos individuais e coletivos;
3.   Diferencia letras de números;
4.   Diferencia o desenho da escrita.

MATEMÁTICA

Números e Sistemas de Numeração

1.   Identificação dos Números;
2.   Contagem oral;
3.   Noções simples de cálculo mental;
4.   Resolução de problemas;
5.   Identificação de quantidades (oral e escrita numérica).
6.   Ordem numérica (sucessor e antecessor);
7.   Relação número X quantidade.

Grandezas e Medidas

1.   Noções de altura (alto X baixo), largura (largo X fino), comprimento (comprido X curto), tamanho (grande X pequeno), peso (pesado X leve), volume (cheio X vazio), distância (longe X perto), e tempo (rápido X devagar);
2.   Experiências com dinheiro (sistema monetário);
3.   Marcação do tempo por meio de calendários.

Espaço e Forma
1.   Identificação de figuras geométricas;
2.   Representação espacial (posição de pessoas e objetos: dentro X fora; em cima X em baixo; esquerdo X direito; frente X atrás X ao lado, etc.);
3.   Identificação de pontos de referência para deslocar-se e situar-se no espaço.

NATUREZA E SOCIEDADE

Sociedade

1.   Grupos sociais: família, comunidade, etc. (modo de ser, viver e trabalhar);
2.   Conhecimento das tradições e expressões culturais de alguns grupos sociais;
3.   Valorização do Patrimônio Cultural;
4.   Identificação dos papéis sociais de cada indivíduo.

Lugares e suas Paisagens

1.   Observação e identificação das diferentes paisagens (rios, vegetação, construções, florestas, campos, dunas, mar, montanhas, açudes, etc.);
2.   Identificação das mudanças na paisagem ao longo do tempo;
3.   Valorização de atitudes de manutenção e preservação da natureza.

Objetos e Processos de Transformação
1.   Confecção de objetos;
2.   Identificação das características dos objetos;
3.   Cuidados no uso de objetos do cotidiano (conservação, segurança e prevenção de acidentes).

Seres Vivos
1.   Conhecimento de diferentes espécies de seres vivos (características e necessidades);
2.   Cuidados com o corpo e prevenção de acidentes;
3.   Valorização de atitudes relacionadas à saúde;
4.   Preservação da vida e do meio ambiente.

Fenômenos da Natureza
1.   Observação e pesquisa sobre a ação da luz, calor, som, força e movimento;
2.   Relação entre os fenômenos da natureza e os grupos sociais.

MOVIMENTO

Expressão Corporal
1.   Expressão corporal por meio da dança, brincadeiras, etc.;
2.   Conhecimento das diferentes modalidades de dança;
3.   Utilização da linguagem teatral;
4.   Percepção de sensações, limites, potencialidades, sinais vitais e integridade do corpo.

Equilíbrio e Coordenação
1.   Participação em brincadeiras que envolvem correr, subir, descer, escorregar, dançar, etc.;
2.   Noções de força, velocidade, resistência e flexibilidade;
3.   Manipulação de objetos para aperfeiçoamento das habilidades manuais.

FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL

1.   Limpeza e aparência pessoal;
2.   Diálogo como forma de lidar com conflitos;
3.   Cooperação, solidariedade e ajuda mútua;
4.   Iniciativa na resolução de problemas;
5.   Regras de convívio social;
6.   Cuidados com materiais de uso pessoal e coletivo;
7.   Respeito às diferenças (gênero, raça, etc.);
8.   Respeito e valorização .


EEB : Viviane Dias N.Gonçalves